quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Multicanal 7.1 e 5.1 Arquivos de teste Wav


Os 7.1 e 5.1 24bit/48kHz multicanal wav seguintes são arquivos de áudio de teste simples para testes multi-canal de equipamentos de áudio: Download de 7.1 e 5.1 arquivos de teste 24bit/48kHz PCM (1,7 Mb compactado, descompacta a 8 e 10 MB de arquivos WAV) A imagem abaixo mostra que o arquivo wav para o caso 7.1 com 8 canais tem uma duração de cerca de 8,5 seg. Cada canal contém uma gravação de voz, em sequência, separados por cerca de 1 seg, o que indica o número de canal na ordem embalado na wav como se segue:

   

  "Um Dois Três Quatro Cinco Seis Sete Oito"
Com a ordem do canal padrão para 7.1 canais e especificando a ordem de mapeamento de saída correto (o valor "channelMask" é 0x063F), essas anotações de voz deve ser ouvida, em seqüência a partir das seguintes saídas multi-canal de placas de som ou dispositivos que suportam adequadamente reprodução de arquivos wav PCM 7.1:
   FL FR C LFE BL BR SL SR  
A amostra 5.1 wav com 6 canais é quase idêntico, mas sem os últimos dois canais (SL e SR) e com channelMask 0x003F:
  "Um Dois Três Quatro Cinco Seis"

   FL FR C LFE BL BR
A imagem abaixo para o caso 7.1 mostra a linha do tempo do canal de saída horizontal e os canais de nome etiquetas (à esquerda), a fim embaladas, no sentido vertical. Note-se que na notação RIFF / Wav, os canais 5 e 6 são BL / BR (traseiro esquerdo / traseiro direito) e os canais 7 e 8 são SL / SR (Left Side, lado direito). No home theater 7.1 uso configuração do canal, os canais 5th/6th são geralmente direcionados para os principais canais "surround", enquanto os canais 7th/8th são direcionados para o home-theater "Surround Back" canais. Enquanto um determinado canal é "dar voz" , todos os outros canais têm perfeita "silêncio digital" (isto é, existe sobreposição de zero de áudio, de qualquer das gravações de voz em tempo).



Mais sobre Canais e WAV canal da máscara

A ordem dos 18 canais de áudio que podem estar presentes em um arquivo RIFF / wav são especificados no baseada em padrões de layout Canal Mestre . Os canais podem formar um conjunto não contíguo de que a lista de canais mestre, mas os dados da amostra canais devem ser solicitados (embalado) na seção de dados do arquivo a wav, como especificado na lista. Considere dois wav 4 canais diferentes, com o conteúdo de cada canal destina-se a estes canais de áudio:
FL FR BL BR
FL FR C LFE
Se estes dois diferentes 4 wav canal são reproduzidas em um sistema multi-canal (placa de som ou jogador capaz de, digamos, 7,1 wav reprodução multi-canal) como é que o dispositivo de reprodução "saber" para onde direcionar os 4 canais? Este é o propósito do arquivo wav dwChannelMask valor. É um número de 4 bytes especificado no cabeçalho do arquivo wav. O dwChannelMask indica exatamente o que a produção real-canais de som das amostras consecutivas presentes no arquivo wav devem ser direcionados. Os menores de 18 bits de dwChannelMask especificar a saída de alto-falantes a serem usados, sendo que cada conjunto de bits correspondente a um canal particular. A ordem dos bits em dwChannelMask corresponde exatamente ao Layout Mestre Channel. O número de bits colocados no dwChannelMask deve, obviamente, ser o mesmo que o número de canais (4, no caso de cima), na verdade, presente nos dados de áudio WAV. (Os quatro canais de áudio nos exemplos acima wav poderiam ser redirecionados para QUALQUER quatro dos 18 canais de saída no conjunto de mestre completo, proporcionando canal interessante capacidade de comutação) Nos dois diferentes wav 4 canais acima, considerando-se os canais de saída pretendidos, os valores dwChannelMask seria definido, respectivamente, para:
0x33 (binário: 110011)
0x0F (binário: 001111)

Refira-se que alguns jogadores de home theater que suportam multi-canal wav reprodução desconsiderar o valor dwChannelMask totalmente e assumir as situações mais comuns multicanal: ou seja, se apenas 4 canais estão presentes no arquivo wav, o dispositivo de reprodução assumirá automaticamente o situação habitual "quadrifônico" e dirigir os quatro canais para FL, FR, BL, BR canais de saída de áudio / alto-falantes (independentemente do valor dwChannelMask). Da mesma forma, se 6 canais estão presentes no arquivo wav, esses jogadores assumiria o sistema usual "5.1" e saída dos seis canais para FL, FR, C, Sub, BL, BR (onde esta representa a ordem dos canais embalados em os dados do arquivo wav).

Referências

Surround Sound (Wikipedia)
Multiple Data canal de áudio e arquivos de onda
documentação WAVEFORMATEXTENSIBLE
documentação WAVEFORMATEX

Um comentário: